Abacate

Embora seja muitas vezes confundido com um legume, o abacate é uma fruta – a parte reprodutiva da planta. Sua textura suave e seu sabor rico e amanteigado tornam o abacate um ótimo acompanhamento para legumes, carnes e saladas de macarrão. Quando amassado e temperado, também pode ser servido com aperitivo (como no guacamole, típico prato mexicano) ou como uma pastinha para rechear sanduíches.

O abacate tem uma textura bem amanteigada
O abacate tem uma textura bem amanteigada

Uma porção de 115 gramas de abacate contém cerca de 200 calorias, e tem mais calorias e gordura do que qualquer outra fruta. Entretanto, como  a maior parte da gordura do abacate é monoinsaturada, a fruta não contribui para elevar os níveis de colesterol, diferentemente dos óleos derivados de palmeiras e de outras plantas típicas.

Quando incluído em refeições ou lanches com baixo teor de gordura, o abacate fornece um grande número de nutrientes importantes. A metade de uma fruta média, cerca de 115 gramas, fornece 500 miligramas de potássio e mais de 26% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de ácido fólico. Também fornece quase 6% da IDR de ferro, vitaminas C, E e B6. O abacate também é rico em dois fitoquímicos: betasitosterol – um importante fitoquímico relacionado aos baixos níveis de colesterol – e glutationa, um antioxidante que pode oferecer proteção contra diversos tipos de câncer.

A fruta deve ser servida crua, pois dica com gosto amargo quando cozida. Mas pode ser acrescentada a pratos quentes já cozidos – por exemplo, salpicada com molho de macarrão condimentado ou fatiada sobre peitos de frango grelhado.

 

Vantagens

  1. Uma fonte rica em ácido fólico, vitamina A e potássio.
  2. Boa quantidade de proteína, ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6.

 

Desvantagens

  1. Alto teor de colorias, 85% derivam de gordura.

 

A cartilha do Abacate

  • O abacate é rico em óleo monoinsaturado, a mesma gordura “amiga” do coração encontrada no azeite de oliva, e tem mais fibras solúveis do que qualquer outra fruta.
  • O abacate é repleto de um fitosterol chamado betasitosterol, que previne a absorção do colesterol pelo intestino.
  • O abacate é popularmente conhecido como pera-jacaré devido ao formato e à casca áspera das variedades comuns. Existem tipos maiores, e sua cor varia do verde-escuro ao carmesim.
  • Apenas amadurece depois de ser colhido da árvore. A fruta completamente desenvolvida pode ficar até seis meses no pé sem estragar. Uma vez colhida, amadurece em poucos dias.
  • O abacate tem mais proteínas do que qualquer fruta – aproximadamente 2 gramas em uma porção de 115 gramas.
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