Banana

Saudável, nutritiva e saborosa, a banana é um dos petiscos naturais ideais. Essa fruta, que cresce em quase todas as regiões tropicais do mundo, é colhida ainda verde. Quando armazenada à temperatura ambiente, costuma amadurecer em poucos dias. O processo pode ser refreado, se a banana for guardada dentro de um saco plástico ou papel junto com uma maça.

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Experimente dar banana ao seu bebê como primeiro alimento. Como é uma fruta leve, fácil de digerir e não costuma provocar nenhum tipo de alergia, a banana é um dos primeiros alimentos ideais a se dar aos bebês. Junto com arroz, papinha de maça e torrada, sua ingestão também é recomendada após  uma crise de diarreia. Algumas pessoas acometidas de úlcera relatam que a fruta alivia parte das dores, mas ainda não existem provas concretas que reforcem a ideia. Embora sejam raros os casos de alergia à banana, são muito mais comuns em pessoas alérgicas a produtos derivados de borracha.

 

Vantagens

  • Rica em ácido fólico e fibras.
  • Excelente fonte de potássio e vitamina B6.

 

Valor Nutricional

Uma banana média contém aproximadamente 500 mg de potássio, mineral que auxilia na diminuição da pressão arterial. Um estudo com 17.000 adultos indicou que níveis mais altos de potássio estão associados a uma pressão arterial mais baixa. A banana contém aminoácido triptofano, que estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor que produz um efeito calmante no corpo.

A banana nanica tem esse nome pois sua árvore é a menor entre as bananeiras de 2 a 3 metros de altura, enquanto por exemplo a bananeira de banana prata que a 5 metros.

É uma fonte riquíssima de vitamina B6. Uma banana média (115 g) supre 45% da Ingestão Diária Recomendada (IDR).  Apresenta 2 g de fibras dietéticas, algumas das quais são solúveis, ajudando na redução dos níveis de colesterol no sangue. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente em forma de frutose e amido. Uma banana madura pode conter o equivalente a 5 colheres de chá chá de açúcar.

Banana-da-terra. Parece uma banana verde e longa, mas nunca chega a ficar doce. A banana-da-terra pode ser assada ou frita e servida como um sofisticado acompanhamento. Também pode ser acrescentada a sopas, molhos e pratos com carne. A banana-da-terra apresenta valores nutricionais semelhantes aos da banana comum, porém contém uma quantidade de betacaroteno dez vezes maior.

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