Orientações para o controle do colesterol

Leia sempre os rótulos das embalagens para saber se o produto realmente não contem açúcar (sacarose), ou mel. Verifique o tipo de adoçante: Aspartame, Sacarina, Ciclamato, Stévia, Acessulfame e Sucralose. Prefira leites e derivados como desnatados, queijos brancos e light, iogurtes e bebidas láteas diets. Prefira preparações assadas, grelhadas, cozidas ou assadas.

Preferir

  1. Comer menos carne bovina e mais peito de frango, peru ou peixe. As carnes devem ser preparadas grelhadas, assadas ou cozidas e deve ser retirada toda a gordura visível e sem peles.
  2. Utilizar os peixes tipo salmão, anchova, atum ou sardinha.
  3. Leite e iogurtes desnatados, requeijão light, queijos tipo: ricota, cottage e minas frescal.
  4. Margarina light.
  5. Cereais integrais, tipo: pão, arroz, biscoito e macarrão.
  6. Utilizar uma colher de sopa de farelo de aveia e/ou semente de linhaça duas vezes ao dia juntamente com a comida, leite, iogurte ou vitaminas.
  7. Utilizar óleos vegetais para o preparo da comida como óleo de milho, girassol, oliva e soja. Não submeter o óleo sob altas temperaturas e por várias vezes como em frituras.
  8. Fazer uma alimentação rica em fibras, com verduras, legumes e frutas frescas.
  9. Comer pelo menos uma fruta fonte de vitamina C como a laranja, tangerina, mamão, manga, kiwi, morango e acerola.

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Evitar

  1. Alimentos de origem animal: toucinho, linguiça, bacon, carnes gordas, pelo de aves, óleo/leite de coco, leite integral, manteiga, azeite-de-dendê, creme de leite, gema de ovo, mortadela, salame e salsicha.
  2. Alimentos com gorduras trans: margarinas comuns, sorvetes cremosos, chocolates, biscoitos recheados, alimentos pré-cozidos e congelados e bolos industrializados (prontos e em pó).
  3. Frituras, gratinados, molhos brancos.
  4. Miúdos como: fígado, miolos, rins ou coração.
  5. Bebidas alcoólicas e refrigerantes.
  6. Doces: balas, açúcar, geleia, gelatina, doces em pasta, frutas em calda, bolos recheados, tortas, melado, mel e chocolates.
  7. Alimentos a base de farinha de trigo refinada: pães, bolos e biscoitos industrializados.
    Camarão e frutos do mar: são ricos em colesterol.
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