Vitaminas, nutrientes essenciais? Shakes

Embora costumem ser ricas em calorias, as vitaminas são uma formam popular de obter boa qualidade nutritiva em apenas um copo. São rápidas de preparar e uma excelente forma de dar cálcio às crianças. As vitaminas podem ser um café da manhã preparado em minutos ou uma bebida reforçada para ser tomada antes ou depois de exercícios físicos.

Tudo do que você precisa é um processador de alimentos ou um liquidificador, frutas, vegetais e iogurte ou leite e você terá uma bebida rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e muito sabor. Uma vitamina também pode substituir uma refeição para pessoas que estejam com pressa.

 

Você pode preparar vitaminas com quaisquer combinação de alimentos, mas em geral fazem-se com leite e/ou iogurte, frutas ou vegetais frescos, congelados ou mesmo enlatados e até mesmo sucos. O leite fornece cálcio, vitamina D, riboflavina e potássio, entre outros. Um copo de leite contém 300 mg de cálcio, 30% das necessidades diárias, assim como 100 UI de vitamina D e 380 mg de potássio. Se você for alérgico ao leite de vaca ou prefere não tomá-lo, outra opção é o leite de soja fortificado, alguma bebida à base de arroz ou até mesmo leite de cabra. Frutas e vegetais fornecem vitamina C, ácido fólico, betacaroteno, bioflavonóides e outros antioxidantes.

Você ainda pode aumentar o valor nutritivo de sua vitamina e adicionar um pouco de germe de trigo, linhaça, farelo de cereais, tofu, leite em pó desnatado, creme de amendoim e melaço.

Preparar vitaminas não deve ser complicado: procure em sua geladeira restos de alimentos utilizáveis. Experimente diferentes sabores como doce, azedo ou a mistura dos dois. Se você estiver preparando uma vitamina semelhante a uma batida de ovo, não utilize ovos cruz devido ao risco de contrair salmonela.

Para uma bebida muito nutritiva que encante as crianças tente colocar banana e manga. A banana é carregada de potássio e a manga rica em vitamina C. Corte metade de uma manga madura e misture-a com uma banana pequena, 2/3 de um copo de leite semidesnatado, 1/2 copo de suco de laranja, 1 colher de chá de açúcar e 2 colheres de sopa de iogurte.

 

Vantagens

  • Excelente fonte de cálcio.
  • Frutas e vegetais são excelentes fonte de vitaminas minerais e substâncias fitoquímicas.
  • Café da manhã ou lanche rápido, saboroso e nutritivo.

Por que se chamam vitaminas?

Em 1912, o Dr. Casimir Funk, bioquímico polonês, propôs a teoria de que os alimentos continham substâncias químicas essenciais fundamentais para a vida. Ele cunhou o termo “vitamina” referindo-se a elas como “aminas vitais” ou composto de nitrogênio. De fato, em 1922, seu trabalho foi intitulado “As Vitaminas”.

Compartilhe...Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Comentários no Facebook

Newsletter

Fique por dentro das nossas Novidades, assine nossa Nesletter!

O RP agradece, em breve você receberá nossas novidades.